terça-feira, 19 de agosto de 2025

OS CORDÉIS DE SEU LUNGA FORAM SEPULTADOS COM ELE ?


 OS CORDÉIS DE SEU LUNGA FORAM SEPULTADOS  COM ELE ?


Há alguns anos, os cordéis cujo tema girava em torno da personagem conhecida como “Seu Lunga” eram tidos como garantia de sucesso entre os leitores, causa que levou muitos cordelistas a escreverem vários títulos sobre o assunto. Eu mesmo vi diversos deles, alguns até seguidos de continuações em volumes, tendo como exemplo o caso do cordelista Izaías Gomes acabou por escrever cinco folhetos.

Os cordéis sobre Seu Lunga eram engraçados devido às perguntas idiotas que eram todas respondidas à altura, razão pela qual a circulação dos folhetos era intensa, rendendo boas vendas aos folheteiros de plantão. Porém um deles acabou desagradando o personagem, que processou um autor, proibindo-o de escrever cordéis fictícios ao seu respeito. Para melhor esclarecer sobre esse modelo de cordel, recolhemos uma estrofe do cordel “AS PERGUNTAS DO POVO E AS RESPOSTAS DE SEU LUNGA” escrito por Zeca Pereira:


 - O seu Lunga estava andando 

Quando deu um tropeção 

Perguntaram: - Tropeçou?

Seu Lunga respondeu: - Não! 

Estou apenas tentando 

Arrancar o meu dedão.


São estrofes como essa que circulavam nos folhetos de cordel da época. Alguns leitores imaginavam que Seu Lunga fosse um personagem fictício, porém estavam redondamente enganados: ele era tão real que foi motivo de uma matéria na Rede Record de televisão, no quadro “Achamos no Brasil", que foi exibido no programa Domingo Espetacular. 

Em 2007, quando intrevistado pela repórter Renata, Seu Lunga não demorou a dar-lhe uma boa resposta ao ser perguntado se uma TV, que se encontrava em sua loja, de fato funcionava:

"Seu Lunga, esta TV tá funcionando?'

Ele, de imediato, respondeu: “Se ligar, funciona”.

A repórter que o entrevistou, sentiu o verdadeiro gostinho de ouvir suas respostas bem humoradas.

Em 2014, após sua morte, muitos cordelistas e revendedores sentiram uma queda nas vendas, os novos folhetos já não faziam sucesso como os anteriores e, assim, o tempo foi passando e, com ele, os cordéis foram ficando encalhados nos postos de venda e nas bancas, parecendo que todo aquele humor foi sepultado com o personagem, tanto que quase ou praticamente ninguém mais escreve cordel sobre Seu Lunga.

Comente aqui se você tinha percebido o sumiço dos novos cordéis sobre Seu Lunga.

Siga o nosso blog para acompanhar mais novidades.

1 comentário:

  1. Creio que foi um modismo estimulado pela mídia. Ainda circulam, mas de forma mais restrita e sem o mesmo apelo comercial. Em São Paulo, nunca tiveram grande aceitação.

    ResponderEliminar

CADÊ OS CORDÉIS DE CUÍCA?

    Cadê os cordéis Dele, o Tal Cuíca de Santo Amaro? (José Gomes 1907/1964)   O leitor assíduo da literatura de cordel tem se deparado com ...